Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo e Ganhar Dinheiro na Internet

A escolha do Nicho de Mercado correto pode definir o sucesso ou insucesso do seu negócio online. Ele passa despercebido por muitos empreendedores digitais, que o ignoram e tendem a errar. Esses erros muitas vezes levam o empreendedor a refazer todo o projeto, ou mesmo começar do zero.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Nichos de Mercado. A identificação deles, Os Grandes Nichos, os Nichos secundários e como ele influencia no sucesso do seu negócio online.

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O que é um Nicho de Mercado

Resumindo a definição encontrada no Wikipedia: “Nichos de Mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa). “

E o que isso quer dizer? Qualquer público que tenha necessidades específicas, pode se tornar um Nicho de Mercado. Para exemplificar, vamos pegar um grande mercado e segmenta-lo. Como todo mundo da o exemplo da beleza, não vou fazer diferente.

identificando nicho de mercado

O mercado da beleza pode ser segmentado em vários sub-mercados, que podem ser segmentados novamente. Esses sub-mercados se tornam nichos de mercado, que são explorados para dar retorno financeiro a pequenas empresas.

Seguindo com o exemplo:

Vamos segmentar o Mercado da Beleza em: Tratamentos Estéticos, Salões de beleza, Maquiagem e Moda. Agora vamos segmentar o sub-mercado Tratamentos Estéticos em: Tratamentos Faciais e Tratamentos Corporais.

Se meu negócio falar somente sobre Tratamentos faciais, ele será o nosso nicho de mercado.  Trabalharemos apenas com uma fatia de um grande mercado.

A Escolha de um Nicho de Mercado

A escolha do nicho de mercado certo pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu blog ou do seu negócio na internet. E por isso tamanha a dificuldade em identificar um nicho para você. A escolha de um nicho deve reunir vários fatores como Demanda, Afinidade (não tão importante, mas não podemos deixar de lado), potencial financeiro, entre outros.

Não existe uma fórmula perfeita para achar o nicho certo. Assim como é muito difícil identificar nichos muito bons e ainda não inexplorados. Até porque se eu identificasse um, com certeza estaria explorando.

A recomendação que dou aqui é escolher um dos grandes mercados, segmentá-lo e seguir em frente. Somente com  a prática será possível identificar outros mercados e nichos.

Como identificar um nicho de mercado lucrativo

Apesar de ser muito difícil identificar novos mercados lucrativos, existem ferramentas que você pode utilizar para facilitar o seu trabalho.

A principal ferramenta utilizada para a identificação de nichos de mercado é o Planejador de Palavras-Chaves do Google Adwords, nela você consegue através de consultas, verificar a quantidade de pesquisas dessa palavra no Google (tráfego-demanda) e o valor médio dos anúncios (potencial financeiro). A utilização da ferramenta é gratuita, basta um cadastro simples no Google Adwords.

identificar nichos de mercado

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Comentários

Comentários

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    Não estou aqui para especificações técnicas e palavras difíceis, quero a tecnologia de forma simples, prática e objetiva!

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